Construída pela Prefeitura Municipal da Belém-PA, em cooperação com o Rotary Clube Belém-Nazaré, em área doada pelo Educandário “Jesus de Nazaré”, na gestão do então Prefeito de Belém, Dr. Stélio de Mendoça Maroja,tendo como Secretário de Educação do Município o Profº Soleiro Moreira e Diretores da Sociedade Doadora, os Dr. José Edrisse Almeida e Dr. José Lancry. Inaugurada e incorporada à rede escolar da Prefeitura de Belém em Setembro de 1969.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A Escola e os nossos valores

“Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.” Trecho do primoroso Último Discurso do filme O Grande Ditador, uma das obras-primas de Charles Chaplin, lançado em 1940.
Espantoso como, depois de tanto tempo, o texto continua atual. À medida que a sociedade evolui, conquistas são celebradas, como maior acesso à informação, uso da tecnologia para facilitar a rotina diária, inovações em geral. Porém, em contrapartida, as exigências dessa vida moderna também enrijecem as relações humanas e tornam mais evidente a necessidade do desenvolvimento das habilidades nessa área, para um real amadurecimento do indivíduo e das instituições. Creio estar aí o cerne do desafio para a Educação. E um dos caminhos para aprimorar a filosofia educacional das escolas.
Em busca da educação adequada aos filhos, capaz de muni-los de embasamento suficiente para enfrentar os desafios do mundo, procura-se a escola ideal, com professores ideais e estrutura de igual porte. Para a obtenção da satisfação plena desse anseio, alguns quesitos são colocados à prova, dentre os quais os principais são: localização, custo, infra-estrutura e linha pedagógica adotada.
Os dois primeiros são importantes, mas não totalmente determinantes. A estrutura, apesar de essencial, é mais uma ferramenta para facilitar a aplicação do que penso ser o fator de maior peso: a filosofia de ensino. Se essa for bem aplicada, pais e mães podem fazer o que estiver ao alcance para adaptar locomoção e verba, não levar em consideração se a escola tem ou não algum aparato técnico desejado.
Na verdade, todo o ambiente escolar contribui para a formação dos alunos, mas é a forma de ensinar que vai transformá-los em cidadãos conscientes, em indivíduos pensantes, atuantes em seus ramos de atividade e, acima de tudo, mais humanos. Essa é a liga que dá sentido aos cálculos da Matemática, às conjugações da Língua Portuguesa, aos exercícios da Educação Física e até mesmo às atividades extracurriculares.
Escolas são mais que edifícios, laboratórios ou centros esportivos. São pessoas. Pessoas que carregam e transmitem valores, que influenciam nossos filhos na maneira de perceber as coisas ao redor, aprender e interagir com elas. Por necessidade ou por opção, são extensões das nossas casas e, por esse motivo, tornam-se co-responsáveis pela forma com que os futuros adultos agirão; se para o lado proativo ou reativo.
Cabe a nós, tutores legais, responsáveis, formadores de opinião, incentivadores da cultura, pais apaixonados e preocupados com o bem-estar de nossos rebentos, o papel de participar e auxiliar nas diretrizes das escolas. Sugerir e cobrar o que pode ser nosso maior legado aos filhos: Educação (em sentido irrestrito da palavra). Ela é um dos principais agentes transformadores do mundo e, por conseguinte, modificada pelo mesmo.
Autor: Manoel Gonçalves*

Nenhum comentário: